O caso aconteceu na boate Kiss em Santa Maria no Rio Grande do Sul
Fachada da boate depois do incendio
Cartaz de divulgação da festa
A festa denominada "Agromerados" iniciou-se às 23 horas UTC-2 de 26 de janeiro de 2013, sábado, na boate Kiss, localizada na rua dos Andradas, 1925, no Centro da cidade de Santa Maria. A festa foi organizada por estudantes de seis cursos universitários e técnicos da Universidade Federal de Santa Maria. Duas bandas estavam programadas para se apresentarem à noite.
Segundo a Reuters, havia cerca de 500 pessoas na boate quando começou o fogo, embora relatos de um segurança que estava no local, ao jornal Estado de São Paulo, apontem para entre 1 000 e 2 000 pessoas dentro do local. A maioria era de estudantes, uma vez que ocorria uma festa da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.
Vitimas
Andressa de Moura Ferreira
Bruno Portella Fricks
Por volta das 2h30min de 27 de janeiro, durante a apresentação da Banda Gurizada Fandangueira, a segunda banda a se apresentar na noite, um efeito pirotécnico com faíscas que saíam do chão iniciou o fogo. Aespuma acústica no teto da casa foi atingida e propagou as chamas. A banda tentou apagá-la com água e os seguranças com extintores, mas não obtiveram sucesso. Em cerca de três minutos, o fogo se espalhou por toda a boate.
Poliuretano
Com apenas uma saída, janelas bloqueadas e mais gente do que era permitido por lei, a boate Kiss, em Santa Maria, foi transformada em uma câmara de gás quando as chamas de fogos de artifício se alastraram pela espuma sintética que revestia o teto da casa noturna. Essa foi a conclusão apresentada, na tarde desta quinta-feira, pelo delegado Marcelo Arigony, que conduz o inquérito sobre as 236 mortes e mais de 500 feridos na tragédia do último domingo. "Isso foi a causa da morte", disse Arigony, com um pedaço da espuma de cor escura em uma das mãos. O material foi recolhido do teto da boate Kiss e, segundo os investigadores, foi o responsável pelo fogo ter se alastrado tão rapidamente.
A espuma estava em cerca de um terço do teto da casa e fazia parte do isolamento acústico. "Parece que é um material usado em estúdios, mas é altamente inflamável e libera um gás tóxico", disse Arigony. O delegado citou a existência de um material chamado de “retardante”, utilizado justamente para evitar o rápido alastramento do fogo. Pelo que a perícia indica até o momento, isso não foi usado na boate Kiss.
( veja.abril.com.br )
BIZARRO NÃO ?
BIZARRO NÃO ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário